30.8.09

Valores...


Quanto custa um cachorro quente, quanto custa uma TV de LCD, quanto custa um carro, quanto custa?

Tudo tem um preço, mas nem tudo tem valor. O cachorro quente depois de um dia todo sem comer nada, uma TV de LCD comprada com a vaquinha de um grupo de amigos pra dar de presente de casamento, um carro quitado com várias prestações que apertavam meses o orçamento, isso sim tem valor.

Tem mais valor a carta que o selo, o papel e o envelope. Tem mais valor a bandeja de decoupage feita com carinho que os whiskys Blue Label sobre ela. Tem mais valor o som doce da voz da mãe à distância, que o celular com Bluetooth. Tem muito mais valor as cenas fotografadas e as viagens compartilhadas com amigos que a máquina fotográfica e as passagens aéreas.

Viver é um ato com preço inestimável, mas só consegue desfrutar com sabedoria aquele dá valor para às devidas coisas, que são, claro, as que ficam nas entrelinhas, escondidinhas, aquelas que dificilmente você vê explícitas mais de uma ou duas vezes por dia. E como o valor das coisas depende dos olhos de quem as vê, é aí que mora o perigo...

Deus pôs a gente na Terra e nos deu uma placa de “Atenção”, mas não explicou direitinho com o quê se deve temer. Eu acho que são com os falsos valores. Eles deturpam o que vemos, nos fazem ouvir os que não valem a pena, nos deleitamos com sabores errados, confundimos cheiros desagradáveis com boas fragrâncias, tocamos o que não devemos ou o que não é nosso. Valores errados estragam os sentidos, e o sentido de todas as coisas.

...E viver tem que ter sentido e tem que ser intensamente de verdade. Penso assim porque quando eu morrer eu quero chegar lá sorrindo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito,

Eu até que acho barato o valor de se viver - para quem é bom e as vezes trouxa.

Bj Thaís

Cláudio Maia

Unknown disse...

Gente! Só bonzinho comenta meu blog! :)

Isy disse...

nossa..nem preciso dizer..memso pq já disse em persona..
perfect!
justamente!

beijos!
e vamos sorrir sempre..pq afinal se morrermos hj, chegaremos lá sorrindo!

Unknown disse...

Porque a gente não tem vergonha de pagar mico, prefere ter história pra contar! heeheh

Anônimo disse...

Thais vc superou, lindo mesmo.
Sua maior fã.
Bjs
mamipinha

Unknown disse...

Aahahah, ê mãe! É mapikinha!
:) Coisas de Elissa :)


Te amo!