5.6.07

Auto-ajuda: como vencer a insegurança



Aprendi há pouco tempo o óbvio: nossos medos são frutos de nossas inseguranças. Bacana, a solução é acabar com essas insegurançazinhas, mas e aí? Como?

O primeiro passo é raciocinar. O segundo é montar a frente de batalha e todas as estratégias de guerra contra essa poderosa vilã esguia e de mil faces. O planejamento deve seguir mais ou menos a ordem abaixo.

1 – Investigação e acompanhamento para diagnosticar qual das mil faces dessa vilã é a mais vulnerável, qual nos agride mais e, por isso, qual temos que atacar primeiro para enfraquecer as outras;

2 – Diagnosticada a mãe das inseguranças, buscar antídotos racionais para combatê-la. Isso varia de pessoa para pessoa e tem que ser aliado a uma chacoalhada na auto-estima, o segredo de todas as fórmulas (aqui entra todo aquele discurso já batido de se achar bonito, sexy, levantar seus pontos positivos e deixá-los sobressair, etc. Todos já conhecem e é realmente importantíssimo quando colocado em prática sem ser pedante, pelamor).

Voltando a soluções racionais, exemplo: Quero determinada vaga de emprego, mas não me sinto seguro (a) quanto minha competência. Além disso, vou pra dinâmica de grupo com mais várias pessoas e sou desajeitado (a) e estou gordo (a) – essa última é uma preocupação mais feminina, mas entra no exemplo porque entre nós mulheres é quase unânime.

- Se você foi chamado pra dinâmica de grupo é porque não é qualquer um. Emprego tá difícil e seu CV deve ter passado pela mão de alguém que o colocou numa pilha de “sim” pelo menos 50 vezes menor que a pilha de “não”. Nunca achamos que somos realmente bons em tudo quando sabemos que seremos avaliados por alguém que, no caso, tem poder. Normal. Senta a bunda na frente do micro e de livros, jornais, etc, e apura o que você acha que deve. Refrescar algumas coisas sempre é bom. Respira fundo e vai. Quanto a estar gordo (a)... bem, dieta é uma solução a médio/longo prazo, mas, para não perder tempo, pode-se muito bem usar roupas que disfarcem as gordurinhas a mais. Se sou desajeitado posso procurar me atentar a isso, dar uma melhorada ou fazer disso um aliado. De repente pode ser charmoso um desastrezinho se vir acompanhado de um sorriso interessante. Para as mulheres, caminhar com um pé na frente do outro também é bom. Além de evitar tropeções e nos ajudar fisicamente a manter equilíbrio de corpo e mente também torna o andar mais elegante e feminino. E isso nos dá forças;

3 – Com boa auto-estima apoiada em soluções concretas fica mais fácil posicionar-se em campo. Mas, como a insegurança é uma erva daninha, é provável que ela ainda esteja pelo quintal. Matá-la não é fácil. Então, muna-se com todas as armas possíveis e enfrente-a, reflita, converse com amigos, peça ajuda a quem verdadeiramente lhe quer bem (geralmente estes seres são no máximo dois pares de humanos e um animalzinho de estimação);

4 – O medo é algo que nos impede, censura, coíbe, aprisiona. Sinta-se livre e alguém com possibilidades para ___________ (aí, complete com quaisquer das palavras que mais achar conveniente). Nunca há só uma solução. Por isso, descubra o botãozinho DANE-SE (ou Foda-se), que todos temos em algum lugar. Aperte e siga;

5 – Em toda guerra há perdas, mas nessa jamais o desfalque pode ser você. É essa a idéia em acabar com o medo matando a insegurança, certo? O que te merece e o que você quer não podem estar na mira do botão DANE-SE... Arma nenhuma é bem usada sob estado passional. Siga seu coração (sim, drible a frieza, maior efeito colateral desse processo de extermínio) e sua inteligibilidade. Perceba seus valores. Tenha total noção deles. Quando alguma situação depender do outro, analise se ele tem noção do seu valor, de quem é você. Aí, pese o que diz seu coração e seu cérebro. Busque harmonia e deixe as picuinhas fora da jogada. Elas vão ficar pulando, querendo atenção, te chamando. Ignore-as.


A preparação básica para encarar a insegurança de frente e fazer ela se sentir patética é essa aí, dividida nos cinco tópicos acima. Mas depois de conseguir se posicionar e saber usar as armas não pense que a batalha está ganha pra sempre e que a paz mundial reinará. A vilã esguia de mil faces é também cheia de vidas, como nos games. Esteja pronto para enfrentá-la sempre que precisar.

“Ah, mas então de que vale tudo isso se ela não morre?”. O segredo para estar mais próximo do fim é a primeira machadada. Estudos científicos em Harvard, Sorbonne e Massachusetts revelaram que a insegurança se regenera pelo processo de autotomia, logo, como o rabo da lagartixa, depois de cortado a primeira vez, não tem mais esqueleto, nem o mesmo tamanho, nem a mesma flexibilidade e nem a força de antes.



(foto do banco de imagens SXC.hu)

22 comentários:

Anônimo disse...

Coitada da lagartixa, todo mundo quer experienciar com o rabinho dela!

A vida é insegura por si só. "Não temas, crê"!

Quanto a vc, já sabe... Nosso papo de ontem ainda não terminou.

Beijos!

Luis disse...

Pow, ajudou bastante... Só é difícil quando você e a pessoa não estão olhando "por cima do muro" (os valores), que é o q mais importa. Quero muito essa pessoa, mas me quero mais ainda...

Anônimo disse...

Muito bom este texto, masna teoria tudo é tão mais simples né?
Eu cheguei a tal ponto de insegurança com relação ao meu namorado, que por mais doce que ele esteja, eu acho que ele está frio, que ele ta pensando em uma menina aí que é amiga dele [ que por sinal é o que mais está acabando com meus dias e noites,rs].
E até as amigas de infancia dele dizem que ele me amam, que eu sou linda e que nunca viram ele assim com ninguem.
Mas e quem disse que aqui no peito isso entra e me acalma?
Talvez momentaneamente, mas dps, aquela dor apertada no estomago volta que nem louca.
:/

Anônimo disse...

Este texto fez com que eu entende- se melhor minhas angústias. E o motivo pelo qual eu desisti de muitos projetos de vida, por causa do medo.Continue a ajudar as pessoas com o seu conhecimento.Obrigada!

Anônimo disse...

otimo, gostei muito, tenho depressão e vivo procurando a cura na internet, hoje subi mais um degrau no combate.
obrigado manuel

Anônimo disse...

OI TENHO DEPRESSÃO, ALGO Q ATÉ ME TIRA O AR, HJ FUI A UMA ENTREVISTA DE ESTÁGIO FUI SINCERA E DISSE SER INSEGURA, PRONTO LOGO ME OLHARAM C OUTROS OLHOS,APESAR DE ME ARREPENDER POR TER ME EXPOSTO SINTO Q FOI MELHOR ASSIM, POIS VOU AGORA, COMO DIZ O TEXTO, ME APRIMORAR PRA SER MENOS INSEGURA.

Anônimo disse...

OI AMIGA NOSSA FOI MUITO BOM TE ENCONTRAR NO GOOGLE,SÓ DIGITEI INSEGURANÇA E AOARECEU DE PRIMEIRA SUAS SUPER E MARAVILHOSAS DICAS...
GOSTARIA MUITO DE TE-LA COMO AMIGA,POIS MINHAS AMIHAS""ESTÃO ACABANDO COM MINHA AUTO ESTIMA E PARECEM ATÉ SE DIVERTIREM COM MEU DESÂNIMO...SOCORRO AMIGA ME AJUDE COM SEUS PUXÕES DE ORELHA TALVEZ EU CONSIGA REAGIR.
BJS
CAROL

myllena disse...

MEU E-MAIL É carolinapera@ig.com.br,se puder me ajudar...fico muito grata...pois conselhos tb são caridaes
CAROL

Anônimo disse...

Nossa ajudou mto, :]valeu mesmo! A insegurança é a pior coisa que existe, com estes conselhos melhorarei.

Anônimo disse...

"Busque harmonia e deixe as picuinhas fora da jogada. Elas vão ficar pulando, querendo atenção, te chamando. Ignore-as." Brilhante!!!

Anônimo disse...

Sofro de insegurança desde que eu era criança mas tento disfarça, e pior de tudo foi me diagnosticado um surto psicológico, ou seja seja um inicio de esquizofrenia.O que poderia ser mas pior? Mas vou vencer com fé em Deus. Abraços!

Leandro disse...

ola bom dia!!! sou inseguro e ontem acabei com a noite da minha namorada pois estavamos numa festa e tive um ataque de insegurança em relaçao a um cara que estava la ... como vencer isso me ajude meu E-MAIL LATDLZ@HOTMAIL.COM mt grato !!!!

Unknown disse...

causa da insegurança



oi boa tarde! perdir o emprego recentemente por causa da insegurança, fiquei muito triste. o q devo fazer?









oi

lucy disse...

tenho medo e insegurança desde q me entendo por gente,chego até a passar mal ja desde os 20anos (agora com 25)que faço tratamento com psicologo pisquiatra mas ñ tem geito melhora mas ñ cura.Não consigo finalizar nenhum projeto de vida até pra casar precisei namorar anos dirigir é agora meu ideal ja tenho carta mas me sinto insegura de dirigir
tudo piorou quando falei isso pro meu marido esperando uma resposta que me animasse mas ele concordou eu esperava que ele falasse que era bobagem minha ou seja pensei que ele me levantaria mas foi o contrario ele me afundou mais ainda ufha precisava desabafar obrigada!

Anônimo disse...

oi,
Vou colocar em pratica esses passos
Mais é tão difícil,euu sei q eu tenho potencial q eu sou inteligente, eu tenho um marido maravilhoso dois filhos lindos q são tudo na minha vida.
Mais eu tenho uma auto estima tão baixa me acho incapaz. tenho uma aparência agradável, mais sou muito
insegura para lidar com pessoas para fazer amizades, para falar em grupos, nossa... quase morro se sou alvo de atenção.
M,AIS VALEU O DESABAFO.

Anônimo disse...

Oii.. Meu E-mail é fabi_nta@hotmail.com se puder me add pra gente conversa.. eu to vendo que estou precisando de ajudaa...

Vleria Schuster disse...

Sou muito insegura, tenho medso de perder meu namorado, fico ligando pra ele o tempo todo pra me sertificar de que ainda estamos juntos, Vou fazer isso que vc recomendou, mas se alguém tiver algum conselho pra me dar, será de grande ajuda. Me mande em meu email. valery_bug@hotmail.com

Anônimo disse...

Desde a minha infância que sofro por insegurança...Baixa auto-estima, timidez e outras destas vilãs que atrapalham meu crescimento, as vezes me sinto tão inferior a alguém que chego a me sentir um lixo, numa apresentação em público não consigo falar e se abrir a boca para responder qualquer pergunta minha face esquenta fica ruborizada e não consigo falar e se alguém percebe, piora...Tento disfarçar, muitas vezes saindo de perto para que não percebam,quero morrer por isso, porque não quero mais continuar sendo assim , quero mudança, quero muito ser diferente, assim poderá ser muito mais fácil...

xanddy disse...

Adirei..eu sou un kara inteligente porem inseguro..tou bem num emprego meus chefes loucos pra me denvolver mais senpre falo que nao estou preparado. sendo ki exerço o papel ki ele quer me promover. vcs entederam.. ...

xanddy disse...

Galera meu skype e jose.alexsandro1 me add pra trocarmos ideias de alto ajuda

xanddy disse...

Tbm sou assim. Horrivel

Unknown disse...

Realmente pessoal a insegurança é algo que incomoda bastante passo por isso e sei como é, a nossa vida parece que passa a não ter valor e pensamos que somos incapazes de tudo e que os outros são melhores do que agente, dessa forma fica até difícil de se relacionar com pessoas. A insegurança é um sentimento que nos impede de ser feliz, mas é algo que quero superar, pois não dar mais para viver assim.
Gostaria de trocar e-mails com alguém para poder debater sobre esse assunto, pessoas que têm isso como incômodo na vida.
E-mail: san22cn@gmail.com