12.9.07

Eu, eu mesma e Scorsese


Uma coisa puxa a outra e, no cinema, lembrei do esperado Oscar para “Melhor diretor” conquistado por Martin Scorsese no ano passado. Não, nenhum trailer anunciava um próximo filme dele, mas fazendo zilhões de ligações meus neurônios trouxeram a imagem dele com o Oscar na mão. O estalo foi assim: “meu! Tenho tudo a ver com o Scorsese!”.

Não é prepotência, olha só, além dos óculos com armação quadrada e grossa, nariz avantajado, ele não abre mão do seu estilo. O cara é ponta-firme.

Ok, mas o fato é que ele tentou, tentou, mas o homenzinho de ouro apareceu depois de muito trampo. Os filmes que mais o fizeram chegar perto de uma estatueta para “Melhor diretor” foram Gangues de Nova York (2002), com dez indicações, e O Aviador (2004), com 11. Mas foi só no ano passado, que The Departed lhe rendeu o esperado (mais pelo mundo que por ele, que já estava cansado de não ter o nome no envelope) Oscar. Até o Clint Eastwood passou a perna nele. Pô!!!


Então, como Scorsese, já passei por dois “quase”, “é agora, é agora”, “consegui!”, mas meu “homem de ouro” não veio pra casa. Óbvio que analisando friamente é duro engolir que o cara conseguiu o Oscar já na terceira (existe quarta?) idade... Assim, essa é mesmo uma preocupação legítima. O melhor a fazer para viver bem e não enlouquecer de não-amor é ter fé e não esmorecer quando alguém acabar com o romantismo e dizer “ahhhh, aquilo foi prêmio de consolação! pô, que talento reconhecido oscambau*!”. Isso NÃO é verdade.

Afinal, não adianta ser bom e ganhar vários bons prêmios. Na cabeceira da cama tem que estar o melhor.

Depois desse besterol que pareceu interessante na minha mente maluca e cheia de links desvairados, enquanto via o trailer de Passado, com Gael García Bernal fazendo papel de esquecidinho (deve ser bom o filme), começou Primo Basílio. Sorte que a Glória Pires estava lá, no papel da esférica Juliana e salvou minha entrada inteira, porque sou eterna estudante, mas só filosofia de vida não carimba carteirinha de desconto.

O filme foi tão bom que voltei pra casa retomando a teoria "retarded" da minha semelhança com o Scorsese e não pensando no Basílio (ou no Jorge, muito mais meu tipo).

* afinal, como escreve “oscambau”?

8 comentários:

Anônimo disse...

Que eu saiba é "o escambau!". Vou pesquisar e retorno com mais informações...

Anônimo disse...

Achei no site "O cearensês":

"Escambau - Tudo, todo mundo, um mundo de coisas. "Na loja tem o escambau". Refere-se também a pessoas, grupos ou corporações: "pode chamar o escambau que eu não saio". Significa: pode chamar a polícia, o exército ou seja lá quem for. Escambau veio, provavelmente, de escambo (antiga prática): troca direta de mercadorias. Quem praticava o escambo trocava de tudo, tinha de tudo.

http://www.cearamoleque.hpg.ig.com.br/dicionario7p-2.htm

Anônimo disse...

Agora é a última, juro.

Eu acho que "o escambau" é usado também para substituir termos chulos.

Tipo: "Tinha isso, aquilo e o (caral...) escambau a quatro".

Serve para rejeitar uma ordem:
- Fulana faça isso!
- Vou fazer o escambau!" ou seja, vou fazer porr... nenhuma!

Como diria o professor Cipro Neto:
- E isso aí!

Unknown disse...

Rssss

Obrigada pela assessoria! Além de descobrir que a palavra existe, descobri que falo errado! É "es" e não "os"cambau... rssss

beijão, amiga!

Anônimo disse...

Thais
Sua amiga está certa o correto é escambau e não oscambau.Não assisti o Primo Basílio todavía, pero voy hacérlo tan pronto posible después de su comentario.
Su padre, Paulo

Anônimo disse...

Thais, se eu fosse o Eça de Queirós, onde quer que eles esteja, ficaria bem irritado com que fizeram com Primo Basílio. Na minha humide opinião, o formato global de drama descaracterizou a rica obra literária.

Unknown disse...

Sim, sim, concordo plenamente, Fábio. O filme ficou pequeno. Boa festa pros Hajas hoje!

Pai, deixa pra ver Primo Basílio depois de outros mais bacanas em cartaz... beijos.

Anônimo disse...

oi tais tudo bom?
ó eu acho que a escrita correta desta espressão é "o escambau" hehe acho que eh isso mesmo..
bejos e bom fim de semana!!!